Senado aprova projeto que vai estimular modernização da indústria

O texto segue para aprovação do presidente Lula

Senado aprova projeto que vai estimular modernização da indústria Senado aprova projeto que vai estimular modernização da indústria

O Senado Federal aprovou na terça-feira, dia 30 de abril, um projeto de lei que permite que empresas façam a depreciação acelerada de máquinas, equipamentos e aparelhos. A proposta busca estimular a modernização da indústria nacional, com a aquisição de novos equipamentos pelas fábricas através da renúncia fiscal por parte do governo limitada a até R$ 1,7 bilhão. 

Com o projeto, a indústria pode abater o valor de um bem adquirido nas declarações futuras de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e de Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Conforme o texto, a indústria poderá utilizar da depreciação para os bens que foram adquiridos até 31 de dezembro de 2025, as atividades econômicas que serão beneficiadas ainda serão definidas pelo governo. 

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), aponta que projeto de lei pode ter o impacto de 1,6% sobre o PIB do setor nos próximos cinco anos. A proposta segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: G1. Foto: Divulgação.