No último final de semana, o dono da rede social X, Elon Musk, usou a plataforma para fazer uma série de ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ameaçando desobedecer ordens judiciais. Segundo o bilionário, o ministro estaria restringindo a liberdade de expressão ao determinar a suspensão de contas do X.
Além disso, o executivo ainda propôs a renúncia ou impeachment de Moraes por violar a legislação brasileira com as suas exigências à plataforma. No sábado, dia 6, Musk anunciou que liberaria contas na rede bloqueadas por decisões judiciais. Em resposta, Moraes abriu um inquérito de investigação contra o dono do X para entender se o empresário cometeu crimes de obstrução à Justiça.
O ministro também afirmou que vai impor multas de R$ 100 mil por cada perfil bloqueado que for reativado pelo X. O conflito entre o empresário e o ministro levantou especulações de que a plataforma possa ser retirada do ar no país pela Justiça. Por sua vez, Musk instruiu os usuários usarem VPN (rede privada virtual), que possibilita a navegação de páginas sem que o provedor de acesso rastreie o país onde a conexão está sendo feita.
Fonte: Startupi. Foto: Divulgação.