A Comissão Europeia está investigando as gigantes de tecnologia Apple, Alphabet e Meta por violação das regras da Lei dos Mercados Digitais, que entrou em vigor no início do mês de março, na União Europeia. Segundo o órgão, as companhias não estão em conformidade com as medidas, cinco investigações serão conduzidas, apresentando o prazo de 12 meses para a conclusão.
A Apple está sob investigação por descumprir regras de competitividade, já a Alphabet por introduzir medidas que favorecem os serviços da Google em sua própria ferramenta de pesquisas em detrimento de resultados de serviços rivais. No caso da Meta, a Comissão vai avaliar a inclusão do método “pague ou consinta”, em que os usuários devem concordar com o uso de dados ou pagar para ter privacidade.
Em comunicado, a vice-presidente da Comissão para Assuntos Digitais, Margrethe Vestager, destacou que investigar a não conformidade da lei duas semanas depois do prazo de implementação das normas ressalta como a conformidade é levada a sério pelo órgão. Em caso de confirmação das infrações, multas de até 10% do faturamento anual das empresas podem ser aplicadas.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.