A Comissão Europeia está cada vez mais severa com as grandes empresas de tecnologia em relação aos riscos da inteligência artificial (IA). O órgão enviou questionários para oito plataformas e mecanismos de pesquisa sobre como elas estão lidando com a criação e disseminação de conteúdo de IA, a ideia é obter documentos sobre a análise e atuação das bigtechs na redução de possíveis danos da tecnologia em diferentes segmentos.
A União Europeia está utilizando a Lei de Serviços Digitais, que entrou em vigor no ano passado, e outras leis, para regulamentar a inteligência artificial até que suas próprias normas entrem em vigor. Uma das preocupações da comissão é em relação às informações falsas durante as eleições, que vão acontecer na UE e em outras partes do mundo este ano.
As autoridades querem saber se as companhias estão preparadas para casos de alto impacto. As oito empresas possuem o prazo de 5 de abril para enviar respostas sobre suas proteções eleitorais, já para outros tópicos deve ser enviado até 26 de abril. É possível que o órgão utilize as informações para dar continuidade a uma investigação aprofundada sobre o assunto.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.