O Banco Central (BC) informou o vazamento de dados cadastrais de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada. Esse foi o sexto incidente de vazamentos de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020, o último havia sido em setembro do último ano.
De acordo com o BC, o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais em sistemas de instituição de pagamento e foram expostos apenas dados cadastrais que não afetam a movimentação de dinheiro, entre o dia 1º de janeiro e 22 de fevereiro de 2024. Todos os usuários que tiveram suas informações vazadas serão avisados através do aplicativo ou internet banking da instituição.
Por ser um caso de baixo impacto potencial para os clientes, o Banco Central não tem a obrigação de comunicar o ocorrido, mas por questões de compromisso com a transparência, a autarquia decidiu divulgar. O Bacen informou ainda que a situação será investigada e que sanções poderão ser aplicadas. A fidúcia não se pronunciou sobre o assunto.
Fonte: Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.