Comissão do Senado aprova projeto de lei que cria novo contrato para startups

O documento é inspirado no modelo de contrato utilizado no mercado internacional para investimentos em startups

Comissão do Senado aprova projeto de lei que cria novo contrato para startups Comissão do Senado aprova projeto de lei que cria novo contrato para startups

Foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado um projeto de lei que altera o Marco Legal das Startups. O texto cria o Contrato de Investimento Conversível em Capital Social (CICC), documento que determina que, até serem efetivamente convertidos em participação societária, os valores investidos não integram o capital social da startup, garantindo segurança dos investidores contra riscos.

Com o contrato, inspirado no Simple Agreement for Future Equity (Safe), modelo padrão utilizado no mercado internacional para investimentos em startups, a tributação dos investimentos ocorreria somente após a eventual venda da participação societária. No Brasil, o modelo de contrato mais utilizado atualmente é o mútuo conversível, que considera a operação um empréstimo. 

O projeto de lei é de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e segue agora para o Plenário do Senado em regime de urgência e em seguida será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados, para então ser direcionado à sanção do Presidente da República. Para Portinho, o novo modelo de contrato confere mais segurança jurídica e transparência tributária tanto para startups quanto para investidores.

Fonte: StarSe. Foto: Divulgação.