Governo anuncia projeto de lei para regulamentação do trabalho de motoristas de app

O texto segue em regime de urgência para votação no Congresso Nacional

Governo anuncia projeto de lei para regulamentação do trabalho de motoristas de app Governo anuncia projeto de lei para regulamentação do trabalho de motoristas de app

O Projeto de Lei Complementar do Governo Federal, que regulamenta a atividade dos motoristas de aplicativo foi anunciado na tarde de segunda-feira, dia 4, e segue para votação no Congresso Nacional em regime de urgência. A proposta trata apenas dos condutores de aplicativos de transporte, deixando de fora os profissionais de delivery.

No texto apresentado pelo governo, há a criação de um novo regime de “trabalhador autônomo por plataforma”, contemplando as duas bandeiras centrais das empresas do setor. O vínculo empregatício no modelo de CLT foi descartado e foi determinado o pagamento apenas pelo tempo efetivamente gasto em corridas. 

O projeto de lei ainda prevê uma remuneração mínima aos motoristas, de R$32,10, incluindo despesas para a manutenção do veículo e do dispositivo e determina contribuição previdenciária, garantindo cobertura do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos motoristas, além do limite de 12 horas de jornada diária de trabalho.

Em nota, a Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), que representa as plataformas líderes do mercado, comemorou a proposta e destacou a ação como um “passo importante” que confere “segurança jurídica” às empresas. O governo segue tentando negociar um acordo semelhante com os entregadores.

Fonte: UOL. Foto: Divulgação.