A Adobe anunciou a criação de um assistente de inteligência artificial (IA) conversacional em seus softwares de leitura e gerenciamento de documentos. O AI Assistant é capaz de interpretar PDFs nos aplicativos Acrobat e Reader, além responder perguntas e dar recomendações.
O objetivo do chatbot é reduzir o tempo gasto em documentos grandes, resumindo relatórios em tópicos e gerando links clicáveis que levam para a informação dentro do arquivo. Segundo a Adobe, as tecnologias “fornecem uma compreensão profunda da estrutura e do conteúdo do PDF, aumentando a qualidade e a confiabilidade nos resultados do AI Assistant”.
A funcionalidade oferece sugestão de perguntas sobre o conteúdo, possui atalho para copiar o resumo para a área de transferência, permitindo exportá-lo para um e-mail ou outros apps, tem compatibilidade com Word, PowerPoint, transcrições de reuniões e outros documentos e ainda conta com mecanismos de privacidade para garantir que o conteúdo não é usado para treinamento de IA sem consentimento do usuário.
Atualmente, o recurso ainda está em fase de testes, mas já pode ser utilizado por usuários pagantes dos programas Acrobat e Reader sem custos adicionais. Futuramente, a Adobe planeja disponibilizar a ferramenta a partir de um novo plano de assinatura.
Fonte: Canaltech. Foto: Divulgação.