O setor da construção civil possui um histórico que prioriza investimentos nas áreas estruturais e deixa de lado o desenvolvimento de outras frentes que não apresentam impulsionamento da produção como um impacto direto, a exemplo da logística. Todavia, para empresas do setor estabelecerem fluxos produtivos altos e regulares, é necessário o investimento em tecnologia e mercado, promovendo assim uma melhor gestão de suprimentos.
Essa gestão não é fácil, mas possui diversas vantagens como evitar falhas operacionais e desperdício de material. Devido à tardia conexão entre os ramos citados, a implementação da logística na construção civil se tornou desafiadora, visando isto, o CEO da Motz, Transportadora Digital da Votorantim Cimentos, André Pimenta, comenta sobre como superar alguns obstáculos nessa missão.
Pimenta acredita que para garantir um processo logístico eficiente, é necessário a incorporação de ferramentas que possibilitem o acompanhamento instantâneo da operação, acompanhado de treinamentos de equipes para utilizar o serviço. Estes processos envolvem alto volume de dados e requerem uma comunicação transparente, por isso cronogramas e planejamentos são fundamentais, bem como o comprometimento com eles.
“A logística é primordial no segmento. Qualquer falha na logística pode romper com todo um cronograma estabelecido e criar ruídos permanentes na relação com clientes. Por isso, manter um canal de diálogo e o vínculo próximo com fornecedores capacitados para realizar um trabalho de excelência é muito importante”, destaca o executivo.
Por fim, ele reforça a importância do controle de estoque dentro do setor de construção civil, que é um dos processos que mais demandam atenção a fim de evitar rupturas no atendimento. A falta de controle de entrada e saída pode gerar consequências significativas, como falta de materiais ou perda de prazos. É preciso se atentar aos detalhes para combater os desafios logísticos e essas são algumas das maneiras de torná-los mais simples.
Foto: Divulgação.