Intuitive Machine adia envio de foguete da SpaceX à Lua

A missão foi interrompida pela Nasa após problemas na temperatura do metano

Intuitive Machine adia envio de foguete da SpaceX à Lua Intuitive Machine adia envio de foguete da SpaceX à Lua

A Intuitive Machine e a SpaceX adiaram o envio de um foguete com um módulo que iria pousar na lua, o anúncio ocorreu cerca de duas horas antes do horário previsto para acontecer a missão, nesta quarta-feira, 14 de fevereiro. A decolagem era para acontecer à 00h57 (horário da Flórida), mas foi interrompida após a NASA detectar “temperaturas de metano fora do normal antes de introduzir a carga de metano”.

A missão denominada IM-1 tem como objetivo enviar um módulo de pouso de mais de quatro metros de altura desenvolvido pela Intuitive Machines em um foguete Falcon 9, da SpaceX. A decolagem será na Flórida e logo após o módulo de pouso deve se separar do estágio superior do foguete, receber energia e estabelecer comunicação com a sala de controle da Intuitive Machines, no Texas. 

A tentativa é a primeira missão lunar da empresa e a segunda do programa de missões robóticas lunares CLPS da Agência Espacial dos Estados Unidos. O novo lançamento foi programado para quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a partir de 1h05, se as condições estiverem adequadas. Em caso de sucesso no pouso, passará cerca de uma semana em atividade na Lua. 

Fonte: G1. Foto: Divulgação.