O WhatsApp anunciou que em breve será possível ler, receber e responder mensagens de outros aplicativos de chat, a ferramenta está na fase final de desenvolvimento e logo começará a implementação. A integração, que vai iniciar com o Messenger, bate-papo do Facebook, vai permitir o envio de mensagens de texto, imagens, recados de voz, vídeos e arquivos.
As mensagens de outras plataformas vão ficar localizadas em uma caixa de entrada separada, no topo das demais conversas e será possível escolher participar ou não desse recurso de comunicação aberta. A interoperabilidade entre os aplicativos é uma medida para atender à nova Lei de Mercados Digitais da União Europeia (UE).
Essa primeira integração com o WhatsApp será menos complicada por ambos serem da mesma empresa, a Meta. Já a implementação cruzada com outros mensageiros é um desafio maior, principalmente em questões de segurança, visto que o WhatsApp utiliza ferramentas de proteção de dados diferentes do Telegram, como por exemplo.
Os desenvolvedores da função estão tentando equilibrar essa flexibilidade com a garantia de criptografia de ponta-a-ponta presente no app atualmente. A Meta não informou quais serão as companhias aptas a conectar seus serviços com o WhatsApp e não se sabe se será implementada no Brasil, acredita-se que, em um primeiro momento, seja lançada apenas na União Europeia.
Fonte: Tecmundo. Foto Divulgação.