Google perde processo e é acusado de violar leis antitruste que limitam a concorrência

O julgamento foi aberto pela fabricante de jogos eletrônicos Epic Games

Google perde processo e é acusado de violar leis antitruste que limitam a concorrência Google perde processo e é acusado de violar leis antitruste que limitam a concorrência

Após decisão judicial, foi concluído que o Google violou as leis antitruste para cobrar taxas e limitar a concorrência da Epic Games e outros desenvolvedores em sua loja de aplicativos. O processo durou cerca de um mês, sendo a última reviravolta de uma batalha legal de três anos. A deliberação aconteceu na segunda-feira, dia 11, em São Francisco, na Califórnia.

O júri, composto por nove pessoas, constatou que o Google além de violar as leis antitrustes na Play Store e no sistema de faturamento no aplicativo do Android, também manteve de forma intencional o poder de monopólio, possibilitando a imposição de restrições não razoáveis à capacidade de concorrência de outros participantes do segmento. 

A ação pode determinar novas regras sobre a maneira que as empresas lucram com o sistema operacional do Google para Smartphone, o Android. Durante o julgamento, os advogados da bigtech alegaram que a companhia competia com a App Store da Apple, tornando impossível operar um monopólio do Android. James Donato, juiz do caso, vai decidir as medidas necessárias para lidar com a conduta do Google no próximo ano.

Em comunicado, o vice-presidente de assuntos governamentais do Google, Wilson White, disse que a empresa pretende recorrer ao veredito e vai continuar defendendo o modelo de negócios do Android. Atualmente, a gigante de tecnologia passa por outro julgamento antitruste em Washington, que será decidido no próximo ano, o Departamento de Justiça e diversos estados a acusaram de manter ilegalmente um monopólio de pesquisa e publicidade.

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.