Google e Canadá fecham acordo para exibir notícias na plataforma

A bigtech vai pagar 100 milhões de dólares canadenses por ano para veículos jornalísticos do país

Google e Canadá fecham acordo para exibir notícias na plataforma Google e Canadá fecham acordo para exibir notícias na plataforma

O Google e o Canadá firmaram acordo para continuar exibindo notícias nos resultados do país, a bigtech vai pagar 100 milhões de dólares canadenses por ano para veículos jornalísticos do país. Inicialmente o governo canadense estimava obter US$ 172 milhões e a Google buscava US$ 73 milhões. 

O acordo prevê que o Google negocie com um único grupo que representaria todos os meios, o que permitiria limitar os riscos de litígio. A decisão acaba com o conflito envolvendo a gigante de tecnologia e a lei de notícia online do Canadá, aprovada em junho, que determina o compartilhamento de receita de publicidade de empresas de internet com veículos de notícias canadenses. 

O Google havia informado que bloquearia as notícias em sua plataforma e que a lei canadense era mais rigorosa do que legislações da Europa e da Austrália, alegando que poderia ficar exposta a uma responsabilidade potencialmente ilimitada com a nova regra. todavia, não aconteceu. A Meta já bloqueou o compartilhamento de notícias no Facebook e  Instagram em função da legislação.

Fonte: G1. Foto: Divulgação.