Em uma ação coletiva, o Reino Unido processou a Sony, fabricante multinacional de videogames, por encarecer o preço dos jogos na sua loja, PlayStation Store. A alegação é de que a empresa utiliza sua posição dominante no mercado para obrigar consumidores a comprarem jogos e conteúdos adicionais apenas através da PlayStation Store, onde a empresa possui uma comissão de 30% sobre as vendas.
O caso iniciou em agosto do ano passado e a Sony entrou com pedido de arquivamento, mas não foi contemplada, desse modo, o julgamento vai seguir para a determinação do tribunal de Londres, na ocasião de perda, a empresa deverá pagar até 6,3 bilhões ao Reino Unido. Os advogados da Sony alegaram que os argumentos deveriam ser desconsiderados pois possuem falhas, todavia o Tribunal de Apelação de Concorrência afirmou que a companhia não foi capaz de demonstrar as falhas.
Nos Estados Unidos, processos semelhantes ocorreram pela Epic Games contra a Apple e o Google, afirmando que as fabricantes de smartphones forçam usuários a comprar seus jogos na App Store e Google Play Store, recebendo 30% de comissão. O caso da Apple foi encerrado e a decisão final foi que a loja não opera de forma ilegal, já o caso contra o Google segue em andamento.
Fonte: Techtudo. Foto: Divulgação.