Grupo de pesquisa anuncia sistema de IA que é capaz de derrotar humanos em partidas de jogos como pôquer

Os pesquisadores reconhecem que os jogos tem sido um incentivo nos limites da inteligência artificial

Grupo de pesquisa anuncia sistema de IA que é capaz de derrotar humanos em partidas de jogos como pôquer Grupo de pesquisa anuncia sistema de IA que é capaz de derrotar humanos em partidas de jogos como pôquer

Um grupo de pesquisa com cientistas da DeepMind, Sony, projeto Midjourney e da startup EquiLibre, anunciou nesta semana um sistema desenvolvido por inteligência artificial (IA) que é capaz de dominar vários jogos de tabuleiro, o Student of Games (SoG). O projeto foi testado no xadrez tradicional, jogo chinês Go, uma variante específica de pôquer e Scotland Yard.

Em todos os testes, o algoritmo apresentou nível com capacidade de derrotar campeões humanos e rivais robôs sem possuir conhecimento prévio das regras dos jogos, aprendendo tudo por observação ou tentativa-e-erro. Os pesquisadores reconhecem que, apesar de o sistema ser páreo para campeões humanos, ele ainda sai um pouco aquém da capacidade do projeto AlphaGo, o atual campeão cibernético de Go.

Segundo os cientistas, “Student of Games é um algoritmo de uso geral que unifica abordagens anteriores, combinando pesquisa guiada, aprendizagem de jogo autônomo e raciocínio teórico de jogos”, eles afirmam ainda que essa frente lúdica tem sido uma referência para o progresso da inteligência artificial. 

Fonte: Agência O Globo.