Estudo revela que streaming foi a maior fonte de receita para músicos no último ano

Spotify registrou 574 milhões de usuários no terceiro semestre de 2023

Estudo revela que streaming foi a maior fonte de receita para músicos no último ano Estudo revela que streaming foi a maior fonte de receita para músicos no último ano

Os serviços de streaming foram a maior renda dos músicos em 2022, ajudando no aumento de 25% nos ganhos. Segundo relatório realizado pela Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), as arrecadações de royalties digitais aumentaram quase 34%, chegando a 4,2 bilhões de euros. 

Após a pandemia de Covid-19 os streaming dobraram, representando 35% do total para criadores de música, superando a TV e rádio. Os royalties do setor de apresentações ao vivo aumentaram 69,9%, todavia continuaram abaixo dos níveis de 2019. Em razão de preocupações com gastos do público e da redução dos orçamentos de turnês dos artistas, as expectativas para o ano de 2023 não são precisas.

O Spotify  registrou aumento de 26% no número de usuários ativos mensais, com 574 milhões no terceiro semestre, superando as próprias previsões. Bjorn Ulvaeus, presidente da CISAC, disse que, futuramente, a inteligência artificial será um fator que possivelmente impactará sobre os lucros no mercado musical.

Fonte: Forbes. Foto: Divulgação.