O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a suspensão imediata de trechos de uma portaria que estabelece novos parâmetros de velocidade de internet para escolas públicas, segundo ele os critérios vão ser reavaliados pelo Comitê Executivo da Enec (Estratégia Nacional de Escolas Conectadas).
Há duas semanas o MEC estabeleceu a mudança no parâmetro de velocidade para 50 MBPS de patamar mínimo, independentemente do número de alunos, o índice é superior aos padrões praticados nos EUA e alguns países da Europa, acima também da meta das Nações Unidas para todas as escolas do mundo até 2030. O ministério alegou que o Grupo de Acompanhamento do Custeio à Projetos de Conectividade de Escolas afirmou que a medida era baseada numa análise de necessidades das escolas.
O recuo da norma foi anunciado após reportagem revelando que a regra era somente atendida no mercado de satélites da Starlink, de Elon Musk, o que gerou críticas nas redes sociais a respeito do ministro da Educação, que já havia sido alvo de reclamações antes.
Fonte: Estadão. Foto: Divulgação.





