Precisamos falar sobre o empreendedorismo feminino no Brasil

Pesquisa aponta que há cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras em busca de independência financeira no país

Precisamos falar sobre o empreendedorismo feminino no Brasil Precisamos falar sobre o empreendedorismo feminino no Brasil

O Brasil ocupa a sétima colocação no ranking mundial de empreendedorismo feminino. De acordo com dados apurados em pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), o país possui 30 milhões de empresárias ativas que buscam a independência financeira e o crescimento profissional todos os dias.

Dentre os desafios enfrentados por essas brasileiras estão a desigualdade, falta de oportunidade, machismo, informalidade e a falta de conhecimento em tecnologia para alavancar os negócios. Outra barreira é a chamada “síndrome da impostora” que paralisa muitas mulheres.

E, como reverter esse quadro e incentivar mais mulheres a empreender? A resposta é dada há 13 anos pela RME. Fundada por Ana Fontes, a rede oferece programas de capacitação, aceleração, mentoria, além de eventos e benefícios, para mais de 300 mil empreendedoras no país.

Para contar um pouco mais sobre o trabalho realizado na RME e no Instituto RME, recebemos a co-CEO da rede e diretora do instituto, Célia Kano, e a gerente executiva do instituto, Debora Monteiro. A dupla também conversou conosco sobre o cenário atual do empreendedorismo feminino. Ouça!

Este podcast é produzido por Silva Lopes Advogados.