Dois protótipos de satélites do Projeto Kuiper, iniciativa da empresa Amazon, foram lançados por um foguete Atlas V, na Estação da Força Espacial de Cape Canaveral, na Flórida. O lançamento, que ocorreu na última sexta-feira, dia 7, marca a fase inicial do projeto com objetivo de estabelecer uma constelação de mais de 3 mil satélites de internet em órbita baixa, podendo ser concorrente da Starlink, da Space X.
A ação resultou na colocação dos satélites em órbita a 500 quilômetros acima da superfície da Terra para uma série de testes, eles são as primeiras versões de mais 32 mil satélites que devem ser implantados nos próximos seis anos pelo Projeto Kuiper e de acordo com o prazo regulatório, metade será lançado até julho de 2026.
A Amazon se comprometeu a investir US$ 10 bilhões no programa, visando encontrar espaço no mercado lucrativo de internet via satélite. Além disso, foram adquiridos 83 lançamentos pela marca, maior compra comercial de lançamentos de satélites já feita, para complementar os lançamentos planejados.
Fonte: Forbes. Foto: Divulgação.





