A OpenAI está analisando a possibilidade de desenvolver seus próprios chips de inteligência artificial (IA) como solução para a escassez de chips de IA, que a empresa depende para dar seguimento aos seus projetos. As informações levantadas pela Reuters, afirmam que a bigtech também quer trabalhar mais de perto com outros fabricantes e diversificar seus fornecedores além da Nvidia.
Sam Altman, presidente executivo da OpenAI, determina a compra de mais chips de inteligência artificial uma prioridade para a empresa, ele está infeliz com a escassez de unidades de processamento gráfico, mercado dominada pela Ndivia, controladora global de mais de 80% do setor de chips utilizados em programas de IA.
A execução do ChatGPT é cara para a empresa, de acordo com análises feitas pela analista Stacy Rasgon, da Bernstein, em média cada consulta custa cerca de 4 centavos e se as consultas continuarem crescendo é possível que a empresa necessite gastar 16 bilhões em chips de IA por ano. O desenvolvimento próprio do produto pela OpenAI, seria uma iniciativa estratégica importante e um investimento pesado. Não se sabe ainda se a ideia será levada para a frente.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.





