Inicialmente, previsto para abril de 2024, o lançamento do Pix Automático foi adiado para outubro do mesmo ano, a data foi decidida pelo Fórum Pix, composto pelo Banco Central (Bacen) e instituições financeiras. A ferramenta possibilita ao correntista agendar transferências automáticas via Pix, para o pagamento de contas correntes.
O lançamento da funcionalidade foi redefinida por questões de complexidade e tempo necessários para desenvolvimento do produto, além da definição de estratégias comerciais das instituições financeiras. O novo cronograma indica que a publicação do regulamento acontecerá em dezembro deste ano, em janeiro e agosto de 2024 o sistema será desenvolvido e testado em agosto e setembro para lançamento em outubro.
Semelhante ao débito automático, os pagamentos que serão disponibilizados pela ferramenta de Pix Automático integram contas de água, luz e telefone; assinatura de serviços como internet, streaming, clubes e portais de notícias; mensalidades como escola, academia, condomínio e plano de saúde; e serviços financeiros, como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio.
O desenvolvimento do Pix Automático vai envolver instituições financeiras, instituições de pagamento e também empresas potenciais usuárias dos variados setores e outros agentes interessados. Além disso, serão usadas tecnologias existentes no Pix já existente e no Open Finance (compartilhamento de dados entre instituições financeiras).
Na última terça-feira, dia 3, aconteceu a 20º reunião plenária do Fórum Pix, onde foram discutidas melhorias na segurança do sistema, foi debatido a possibilidade da criação de um canal de denúncias em caso de fraudes no Pix. Após o lançamento do Pix Automático, previsto para outubro do próximo ano, o Banco Central tem planos de lançar uma agenda para aperfeiçoamento da funcionalidade.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.





