Lonestar Data Holding vai enviar data centers para a Lua

A primeira missão teste está prevista para novembro

Lonestar Data Holding vai enviar data centers para a Lua Lonestar Data Holding vai enviar data centers para a Lua

A spacetech Lonestar Data Holding está com planos para ser a primeira empresa a instalar um data center na Lua. Em novembro, a empresa pretende realizar a primeira missão teste, que vai enviar dados em um protótipo para testar a capacidade de armazenamento e transferência da Lua à Terra, além da segurança do software e da engenharia utilizada na operação. A missão estava prevista para acontecer em setembro, mas foi adiada devido à alta demanda por lançamentos. 

O objetivo é instalar data center na Lua para garantir a segurança do processamento e armazenamento dos dados gerados por empresas e governos. Chris Stott, fundador da startup, acredita que a Lua será um dos maiores hubs de atividade científica e comercial do futuro. Para o lançamento, a Lonestar tem parceria com a Intuitive Machines (IM-2), que organiza missões lunares, e utiliza voos da SpaceX, empresa de Elon Musk. 

“No ano que vem, começaremos a construir os centros de dados inteligentes com 16 terabytes de armazenamento e um chip resistente à radiação lunar. A partir daí, a ideia é crescer em capacidade de armazenamento progressivamente”, explicou Stott.

O projeto está tendo o apoio da holding brasileira 2Future desde a fase pré-seed e participou da mais recente rodada seed, em março. O CEO e fundador da holding, Luís Filipe Silveira contou que não possui receios em investir em negócios de alto risco, como o setor espacial, ele acredita que neste momento os investidores estão mais cautelosos, mas o foco do grupo é procurar negócios disruptivos. 

Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.