Com as frequentes catástrofes causadas por mudanças climáticas, muitas pessoas vêm entendendo melhor sobre aquecimento global e suas ameaças. Além de acompanhar as notícias, é necessário entender o que as ações causam no planeta, para assim, passar a praticar iniciativas sustentáveis. Deste modo, a startup Eccaplan lançou uma calculadora de CO2, permitindo empresas e pessoas a medir e compreender os efeitos nas emissões de carbono durante suas locomoções e decorrentes de consumo com alimentação, moradia, vestuário, etc.
Através da plataforma Carbon Fair, é possível simular qualquer trajeto e obter o número de emissão de carbono produzido, além de apresentar a quantidade que poderá ser compensada com a compra do crédito de carbono, que pode ser adquirida na hora pela própria Eccaplan. Em outra aba do site, há o cálculo de “pegada de carbono”, que possibilita fazer o cálculo de um ano, por meio de formulários alternativos.
Fernando Beltrame, CEO da startup, acredita que tendo consciência do número de emissões de carbono, é mais fácil começar a agir de modo sustentável, permitindo um futuro mais favorável ao meio ambiente. “A calculadora desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, fornecendo uma maneira eficaz de contribuir para a redução do aquecimento global”, explica o CEO.
Com a calculadora de carbono, é simples implementar estratégias inovadoras de redução de carbono, principalmente para empresas e organizações. É um ótimo caminho de contribuir positivamente com um planeta saudável, tornando possível inclusive, idealizar e desenvolver projetos socioambientais, como por exemplo: agricultura regenerativa, preservação da Amazônia e energia renovável.





