Intel é impedida de comprar empresa fabricante de chips

Após ser barrada pela China, a empresa de tecnologia desiste de compra da Tower Semiconductor

Intel é impedida de comprar empresa fabricante de chips Intel é impedida de comprar empresa fabricante de chips

Nesta quarta-feira, dia 16, a empresa multinacional de tecnologia Intel informou ter encerrado sua grande tentativa de adquirir a Tower Semiconductor, fabricante israenlense de chips. A razão da desistência foi a não aprovação regulatória da China para a transação, estimada em US$ 5,4 bilhões. 

Em fevereiro de 2022, a empresa anunciou ao público que pretendia concluir a transação em 12 meses, todavia, a ação passou por alguns imprevistos e depois de muitos esforços, houve a desistência da compra. Como resultado, a Intel pagará multa de 353 milhões para a Tower, que comunicou ter tomado essa decisão em acordo com a empresa de tecnologia. 

O órgão concorrente de Pequim têm feito uma minuciosa análise de transações que teriam possibilidade de ampliar o controle de Washington sobre a cadeia de suprimentos de semicondutores. Para a China, a regra aplicada é que se uma fabricante nacional possuir intenções de comprar a Tower Semiconductor hoje, os reguladores de outros países seriam contra também. 

Para a Intel, a não concretização da compra é um obstáculo para seus objetivos de produzir chips para terceiros, que busca acompanhar marcas no topo, como Samsung e TSMC. 

Fonte: Exame. Foto: Divulgação.