Google explora ferramentas de IA para jornalistas

Companhia também tem conversado com veículos de empresa sobre o uso

Google explora ferramentas de IA para jornalistas Google explora ferramentas de IA para jornalistas

A Google está analisando o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para escrever artigos de notícias. Além disso, a gigante da internet está conversando com organizações de notícias para usar essas ferramentas para auxiliar jornalistas, mas não revelou quais os veículos de comunicação consultados.

Para a companhia, essas ferramentas de IA podem ajudar os jornalistas com opções de manchetes ou diferentes estilos de escrita, por exemplo, e aumentar a produtividade dos profissionais. “Essas ferramentas não se destinam e não podem substituir o papel essencial que os jornalistas têm na reportagem, criação e verificação de fatos de seus artigos”, disse o porta-voz da Google.

Entretanto, alguns executivos que viram a proposta do Google a descreveram como perturbadora, de acordo com o The New York Times. A ferramenta apresentada é a “Gênesis”, segundo o jornal.  

A notícia surge dias após a Associated Press anunciar uma parceria com a OpenAI, proprietária do ChatGPT, para explorar o uso de IA generativa em notícias. Alguns veículos de comunicação já estão usando a IA generativa para o seu conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido lentas em adotar a tecnologia devido a preocupações com sua tendência a gerar informações factualmente incorretas. 

Fonte: Reuters. Foto: Andrew Kelly / Reuters.