Estudantes de engenharia da Escola Politécnica (Poli), da Universidade de São Paulo (USP), criaram um sistema de locomoção inovador, para ajudar idosos com deslocamentos de curta distância. O modelo de cadeira motorizada apresentado, chamado de XD, pode chegar a 20 km/h, e é dobrável.
O projeto ganhou diversas premiações, sendo destaque no Prêmio Siemens PLM Software Excellence, e terceiro lugar na categoria de Pesquisa de Mercado no Global Vehicle Development Project, segundo o Jornal da USP.
Uma pesquisa foi realizada sobre hábitos de deslocamento. Com os dados, o XD foi elaborado, incluindo por exemplo um GPS, que permite que o usuário seja guiado até seu destino, além de também fornecer o contato da família, caso necessário. A pesquisa de mercado também ouviu um geriatra, um especialista em shiatsu, um fonoaudiólogo e um neurologista, para receber sugestões de adaptação.
Com estética moderna, os principais materiais utilizados na fabricação do XD foram o poliestireno, plástico reforçado por vidro e alumínio, com intuito de tornar o produto o mais leve, resistente e reciclável. Quando dobrado, o veículo ocupa volume pouco maior que um carrinho de bebê.
Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.
Fonte: Jornal da USP. Foto: Divulgação/ Poli/ Pace.