Alunos da USP desenvolvem veículo dobrável para locomoção do público idoso

Cadeira motorizada vem com aplicativo com GPS

Alunos da USP desenvolvem veículo dobrável para locomoção do público idoso Alunos da USP desenvolvem veículo dobrável para locomoção do público idoso

Estudantes de engenharia da Escola Politécnica (Poli), da Universidade de São Paulo (USP), criaram um sistema de locomoção inovador, para ajudar idosos com deslocamentos de curta distância. O modelo de cadeira motorizada apresentado, chamado de XD, pode chegar a 20 km/h, e é dobrável.

O projeto ganhou diversas premiações, sendo destaque no Prêmio Siemens PLM Software Excellence, e terceiro lugar na categoria de Pesquisa de Mercado no Global Vehicle Development Project, segundo o Jornal da USP.

Uma pesquisa foi realizada sobre hábitos de deslocamento. Com os dados, o XD  foi elaborado, incluindo por exemplo um GPS, que permite que o usuário seja guiado até seu destino, além de também fornecer o contato da família, caso necessário. A pesquisa de mercado também ouviu um geriatra, um especialista em shiatsu, um fonoaudiólogo e um neurologista, para receber sugestões de adaptação.

Com estética moderna, os principais materiais utilizados na fabricação do XD foram o poliestireno, plástico reforçado por vidro e alumínio, com intuito de tornar o produto o mais leve, resistente e reciclável. Quando dobrado, o veículo ocupa volume pouco maior que um carrinho de bebê.

Dúvidas Jurídicas sobre a sua Startup? Conheça nosso PLANO STARTUP com assessoria jurídica especializada em Startups e Empresas de Tecnologia, contando com advogados especialistas em Startups. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no CANAL SL, nossa página no FACEBOOK e assinar nossa NEWSLETTER.

Fonte: Jornal da USP. Foto: Divulgação/ Poli/ Pace.