Capacitar pessoas para a conquista do diploma do Ensino Médio em um período de até 10 meses, utilizando algoritmos inteligentes que identificam gaps de aprendizagem e oferecem uma jornada de estudos personalizada. Este é o objetivo da Zeka Educação Digital, que surgiu em 2019 como um projeto de oportunidade de estudo presencial na comunidade do Real Parque, na capital paulista, transformou-se em uma startup de educação online, voltada para brasileiros que evadiram do Ensino Médio tradicional.
Segundo a última Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), de 2019, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 70 milhões de pessoas com mais de 18 anos de idade não concluíram o Ensino Médio no Brasil. Diante deste cenário, a meta da Zeka Educação Digital é a de capacitar os alunos para que alcancem o objetivo pessoal de serem aprovados no exame do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que acontece anualmente em todas as unidades da Federação.
A startup é a primeira plataforma com metodologia proprietária que usa algoritmos inteligentes para o desenvolvimento que permite realizar com sucesso o exame de conclusão do Ensino Médio. “A Zeka Educação Digital conta com ferramenta intuitiva, simples e fácil de usar. Por meio de inteligência artificial e de abordagem de desenvolvimento socioemocional, entendemos a realidade de cada aluno, tenha ele 20 ou 60 anos. A plataforma é acessível, cabendo no bolso de todos, e o aluno pode fazer o curso no seu próprio ritmo. Além do acesso pelo app ou website, a Zeka Educação Digital oferece a possibilidade de tirar dúvidas com professores nas lives pelo chat, promovendo a interação com os colegas. Isso torna a experiência de aprendizado mais rica e eficiente”, afirma Monica Pinhanez, uma das cofundadoras da Zeka Educação Digital.
Atualmente, a Zeka Educação Digital possui mais de 300 alunos que utilizam a plataforma digital. Para expandir o número de brasileiros beneficiados pela iniciativa criada por sete mulheres executivas e empreendedoras e contribuir para que eles concluam o Ensino Médio, a Zeka Educação Digital tem firmado parcerias com empresas dos mais diversos setores – como transporte, serviços, varejo, indústria etc. –, oferecendo a elas oportunidades para acelerar o desenvolvimento dos seus colaboradores que precisam de educação básica e disponibilizando pacotes mais robustos na plataforma digital.
“A Zeka Educação Digital é a revolução do Ensino Médio. Ao investir na formação de seus colaboradores, as empresas podem reduzir custos com rotatividade, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente e se destacar no mercado com inovação e criatividade, ao mesmo tempo em que contribui com o desenvolvimento do país, dentro dos princípios de ESG. Não por acaso, organizações que investem no desenvolvimento dos funcionários tendem a ter uma imagem reputacional mais positiva perante a sociedade e clientes”, relata Loredana Sarcinella, sócia e executiva da Zeka Educação Digital.
União de mulheres empreendedoras em prol da educação
A Zeka Educação Digital é uma startup integrada por sete mulheres – Samara Werner, Marina Gelman, Mônica Pinhanez, Wania Pinto, Loredana Sarcinella, Gal Barradas e Viviane Elias – que valorizam a diversidade, inclusão e igualdade de gênero. De acordo com as executivas, educadoras e empreendedoras, a equipe tem experiência expressiva em educação, tecnologia e governança corporativa, permitindo que a Zeka Educação Digital desenvolva soluções inovadoras para seus clientes.
“A nossa missão é criar oportunidades de crescimento pessoal e profissional por meio da oferta de experiências educacionais digitais inovadoras e de qualidade para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio. Nosso escopo é nos tornarmos a maior, melhor e mais inovadora e acessível plataforma de educação online do Brasil, preparando jovens e adultos de forma individualizada e personalizada e, com isso, proporcionar novas oportunidades de vida e trabalho para milhares de brasileiros”, finaliza Marina Gelman, cofundadora e presidente do Conselho de Administração da Zeka Educação Digital.
Foto: Divulgação.