Lançada em agosto de 2021, a Plenapausa é uma plataforma de informação, cuidado e tratamento para mulheres que estão passando pela menopausa. A femtech possui uma linha de suplementos que atuam no alívio dos sintomas da menopausa, que muitas vezes podem ser bem incômodos. A finalidade da plataforma, 100% online e digital, via site e aplicativo, é promover o bem-estar para as mulheres na fase menopausal, para que elas possam se sentir confortáveis, seguras e empoderadas no seu dia a dia.
Os três suplementos da marca – PlenaAtive, PlenaVita e PlenaLuna – foram desenvolvidos com a missão de aliviar os cinco principais sintomas da menopausa: falta de energia, baixa libido, alteração de humor, insônia e ansiedade. Esses sintomas impactam cerca de 80% das mulheres durante a menopausa, conforme pesquisa realizada pela femtech com mais de mil mulheres.
Segundo a CEO e fundadora da Plenapausa, Márcia Cunha, desde o início das suas atividades, a plataforma já ouviu mais de cinco mil mulheres e os sintomas de desconforto relatados por elas durante a menopausa se mantém os mesmos. Ainda de acordo com a pesquisa, 46% das mulheres entrevistadas não estão fazendo nada para aliviar os sintomas, enquanto 28% usam alguma vitamina ou suplemento e 17% fazem uso de algum medicamento fitoterápico.
O fato é que a junção de alguns sintomas atrapalham essas mulheres em suas rotinas – 46% das mulheres ouvidas, se sentem menos produtivas no trabalho, fora as alterações de humor, ansiedade, insônia e até depressão – e ter o conhecimento do que fazer para aliviar e viver melhor é fundamental. E é esse o objetivo da Plenapausa.
Como funciona – Em um primeiro momento, é realizada uma avaliação gratuita para as mulheres interessadas sobre o tema no site e aplicativo da Plenapausa. A avaliação indica em que fase da menopausa a mulher está e mede o nível dos sintomas – existe a pré menopausa, que é quando a mulher menstruou em algum momento no período de um ano e a pós menopausa, na qual ao longo de um ano, a mulher não tem registro de menstruação. Essas avaliações são desenvolvidas a partir de referências científicas do Protocolo de Kupperman.
No aplicativo da Plenapausa há a oferta de uma avaliação personalizada. A partir das respostas e sintomas apontados na avaliação, são sugeridas atividades físicas e os suplementos indicados para amenizar os sintomas. Também, são disponibilizadas videoaulas, diário para acompanhar e monitorar a evolução do alívio de sintomas, lembretes para tomar os suplementos nos horários adequados e agenda de encontros com especialistas da área, de forma interativa e totalmente online. Todos esses serviços são gratuitos.
Plenapausa – A plataforma iniciou suas operações em agosto de 2021 apenas com a avaliação no site e, em fevereiro de 2022 ingressou com a venda dos suplementos no e-commerce. Neste ano, cresceu 40% em faturamento no primeiro trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Para o próximo trimestre, a Plenapausa projeta alcançar a mesma porcentagem de crescimento, incluindo a ampliação da base de clientes como um todo.
Foto: Divulgação.





