Petz transforma a dedicação aos animais em inovação com Oracle Cloud

Empresa tem números exponenciais que comprovam que a migração para a nuvem trouxe diversas vantagens que refletem na experiência final do cliente

Petz transforma a dedicação aos animais em inovação com Oracle Cloud Petz transforma a dedicação aos animais em inovação com Oracle Cloud

Os animais de estimação são vistos como membros da família de milhares de brasileiros. Além de levarem alegria para os lares e serem companheiros fiéis, os pets são benéficos em vários aspectos da vida, desde a saúde mental e física até a socialização, visto que eles também são fontes de conforto e apoio emocional. Por isso, muitas pessoas buscam novas e melhores maneiras de cuidar dos seus mascotes, fator que contribui para que o setor de Pet Shops seja um dos que mais cresce no Brasil, movimentando mais de 20 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira da Indústria para Animais de Estimação (ABINPET).

E, para atender à esta grande demanda de cuidados com os animais domésticos, a Petz, maior rede de centros veterinários do país, conta com uma estratégia omnicanal que integra o físico e o digital, a fim de oferecer a melhor experiência para seus clientes e reforçar a missão de potencializar o bem da relação entre o pet e sua família. A empresa entendeu que para continuar convertendo sua paixão pelos animais em inovação para o seu negócio, era necessário modernizar os seus ambientes de tecnologia a partir da migração dos seus dados para a nuvem, mudança necessária para atingir ganhos de escalabilidade e segurança, bem como para acompanhar seu crescimento exponencial. Foi nesse contexto que a Petz escolheu a Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

A migração para a nuvem significou para a Petz, em termos gerais, a possibilidade de oferecer serviços mais eficientes, flexíveis e personalizados de acordo com a necessidade de cada animal de estimação e guardião. Entre outros benefícios, a agilidade é destacada como fundamental e possibilita, por exemplo, que um ambiente de TI seja desativado com segurança sem causar impacto na operação diária com o cliente final, permitindo em poucas semanas de implementação a obtenção de dados relevantes para o negócio na palma da mão. Essa inovação proporcionou um aumento na satisfação do cliente em diversas ofertas de serviços, desde a compra de uma ração até o atendimento veterinário ou banho e tosa.

A redução de tempo para obter informações entre as áreas chave da empresa chega a mais de 50% comparado com o sistema anterior. “Meu mundo mudou para melhor. O nível de disponibilidade é de praticamente 99,9%. A parte de escalabilidade nem se fala. Hoje, temos uma velocidade enorme em construir ambientes, dar vazão para os projetos, demandas e crescimento orgânico que estamos passando, com o olhar sempre orientado à experiência do nosso cliente, que está mais satisfatória e rápida. Estamos gerando camadas de inteligência no que tange a integração. A ideia é criar cada vez mais facilidade nos apps, site e lojas, gerando uma experiência única com nossos produtos e serviço”, explica o gerente de Infraestrutura de TI da Petz, Marcus Diniz.

Com a OCI, os colaboradores da Petz aprenderam como administrar os custos de infraestrutura e entenderam quando e como se deve aumentar ou diminuir os picos de demanda do ambiente de acordo com o volume de negócios da empresa. “Eu brinco que eu nunca mais peguei em chave de fenda e parafuso. Isso porque todo esse trabalho mais operacional é feito pela Oracle. Agora, eu tenho um painel de controle pronto me mostrando as informações mais estratégicas do negócio e posso me concentrar na tomada de decisão.” complementa Diniz.

O provisionamento com a OCI foi outro ponto de destaque, levando 10 vezes mais agilidade aos processos e zerando a incidência de instabilidade nos sistemas. Isso impacta diretamente o cliente final. Quem tem um pet doente sabe como é angustiante, por exemplo, cada minuto de espera para o atendimento do veterinário. A hiperdisponibilidade dos sistemas faz com que o cliente final não precise esperar desnecessariamente. 

Para o futuro, a Petz tem diversas iniciativas para continuar o seu trajeto de inovação. Hoje, a empresa já oferece uma experiência completa aos apaixonados por animais e acredita que seu crescimento precisa de soluções escaláveis e confiáveis para seguir o seu objetivo de ser reconhecida como o melhor ecossistema do segmento pet.

Foto: Divulgação.