Desenvolvido por engenheiros mecânicos da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), o robô jogador de futebol Artemis está pronto para entrar em campo. O bot tem 1,42 metro de altura e pesa 38 quilos.
Usando tecnologia de ponta, Artemis pode manter seu equilíbrio contra chutes e empurrões pesados, resistir a objetos lançados contra ele e é capaz de correr. Mas, o que diferencia Artemis é sua capacidade de chutar uma bola.
A principal inovação do robô é que os engenheiros projetaram seus estimuladores – dispositivos que geram movimento a partir da energia – para se comportarem como músculos biológicos. Eles são elásticos e controlados por força, em vez dos estimuladores rígidos e controlados por posição que a maioria dos robôs possui.
As tecnologias usadas para robôs que jogam futebol também estão sendo usadas para outras aplicações, como combate a incêndios e socorro a desastres, afirmou o professor de engenharia mecânica e aeroespacial e diretor do Laboratório de Robótica e Mecanismos (RoMeLa) da UCLA, Dennis Hong.
Fonte: Reuters. Foto: Mike Blake/ Reuters.