Nesta quinta-feira, dia 20, a Shein anunciou um investimento de R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos. A medida visa estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país.
A expectativa da fast fashion chinesa é firmar duas mil fabricantes no país, gerando cerca de 100 mil empregos nos próximos três anos. Segundo a empresa, até o final de 2026 cerca de 85% das vendas no Brasil devem corresponder a fabricantes e vendedores locais.
Um marketplace para produtos e vendedores no Brasil também foi anunciado pela companhia.
Novidades – Os anúncios da companhia ocorreram após a missão brasileira à China e após o Governo Federal chegar a anunciar o fim da isenção tarifária sobre mercadorias de até US$ 50. O fim da isenção foi revisto após intensas críticas da população contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pretendia levantar cerca de R$ 8 bilhões ao ano com a medida.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia informado que a Shein iria anunciar a nacionalização de 85% de suas vendas no Brasil em quatro anos. Haddad se reuniu com representantes da companhia chinesa nesta quinta-feira.
Segundo a empresa, o investimento será usado para fornecer tecnologia e treinamento aos fabricantes nacionais para que possam atualizar suas operações para o modelo sob demanda da Shein. A companhia citou que a estratégia permitirá aos produtores locais gerenciar melhor as encomendas da empresa, reduzir desperdício e excesso de estoque.
Fonte: Reuters. Foto: Jade Gao/AFP/Getty Images.





