China se opõe à venda forçada do TikTok

Governo dos EUA pede que app seja vendido

China se opõe à venda forçada do TikTok China se opõe à venda forçada do TikTok

Respondendo pela primeira vez a exigência do governo dos Estados Unidos, a China se manifestou contrária a qualquer venda forçada do TikTok. O pedido dos norte-americanos é que o aplicativo de vídeos curtos deixe de ser controlado pela ByteDance, com sede em Pequim. De acordo com a Casa Branca, o não cumprimento da solicitação resultaria em uma proibição nacional da plataforma. 

Para o Ministério do Comércio chinês, a venda ou desinvestimento do TikTok implicará na exportação de tecnologia e deve ser aprovada pelo governo oriental. “Se a notícia for verdadeira, a China se oporá firmemente a ela”, afirmou o porta-voz do Ministério, referindo-se à venda forçada, Shu Jueting.

A manifestação ocorreu horas antes do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, testemunhar em uma audiência do Congresso norte-americano sobre preocupações de segurança nacional sobre os dados do usuário.

Segundo os executivos da ByteDance, é muito provável que Pequim bloqueie uma venda ou desinvestimento das operações do TikTok nos Estados Unidos.

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.