TikTok atualiza Diretrizes da Comunidade

Para fortalecer as regras da plataforma, foram consultadas mais de 100 organizações em todo o mundo e membros da comunidade

TikTok atualiza Diretrizes da Comunidade TikTok atualiza Diretrizes da Comunidade

Uma das principais redes sociais mundiais, o TikTok comunicou que atualizou as Diretrizes da Comunidade. O conjunto de regras e normas que se aplicam a todos os perfis e todos os conteúdos na plataforma.

Como parte da iniciativa, pela primeira vez, são compartilhados os “Princípios da Comunidade” do TikTok para auxiliar a entender as decisões tomadas para manter a segurança na plataforma e construir confiança nas abordagens. Os mesmos são baseados no compromisso da rede social com a defesa dos direitos humanos, são alinhados com estruturas legais internacionais.

Os Princípios da Comunidade orientam as decisões do TikTok sobre moderação de conteúdo, para que a plataforma possa, além de se esforçar para ser justa em suas ações, proteger a dignidade humana e estabelecer um equilíbrio entre a liberdade de expressão e a prevenção de danos.

Segundo o TikTok, para embasar as atualizações mais abrangentes das Diretrizes da Comunidade até o momento, foram consultadas mais de 100 organizações em todo o mundo, como a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares e o Instituto Vita Alere no Brasil, e membros da comunidade. As contribuições ajudaram a fortalecer as regras e a responder a novas ameaças e danos potenciais.

Algumas das principais mudanças são:

  • Avanços nas regras de como são tratadas as mídias sintéticas, que são conteúdos criados ou modificados pela tecnologia de Inteligência Artificial.
  • Acréscimo do termo “tribo” como um atributo protegido no caso de discurso de ódio e políticas de comportamento de ódio.
  • Mais detalhes sobre os esforços do TikTok para proteger a integridade cívica e eleitoral, incluindo a abordagem às contas do Governo, de políticos e de partidos políticos.

As novas Diretrizes da Comunidade vão entrar em vigor no dia 21 de abril deste ano. Nos próximos meses, o TikTok oferecerá treinamento adicional aos moderadores da plataforma a fim de ajudar a aplicar as regras e normas atualizadas de forma eficaz à medida em que começarem a ser implementadas.

Com base nos feedbacks recebidos, o TikTok reuniu em um só lugar todas as informações sobre as regras e padrões para que todos, desde criadores até pesquisadores, possam obter o que precisam. A plataforma também organizou as regras por tópicos e, para cada um, explica em resumo o que não é permitido publicar. 

O TikTok também estabeleceu quatro pilares na abordagem sobre moderação:

  1. Remover conteúdo violativo.
  2. Restringir conteúdo de determinados temas, de forma que seja visto apenas por adultos de 18 anos ou mais. Importante reforçar que o conteúdo, mesmo assim, deve obedecer às Diretrizes da Comunidade.
  3. Tornar o conteúdo inelegível para recomendação na página Para Você, para ajudar a garantir que qualquer conteúdo que possa ser promovido pelo nosso sistema de recomendações seja apropriado para um público amplo
  4. Capacitar a comunidade TikTok com informações, ferramentas e recursos para manter o controle da própria experiência.

A atualização das Diretrizes da Comunidade também expande a estratégia de aplicação das políticas do TikTok ao:

  • Compartilhar mais informações sobre as ações tomadas contra contas que violam as regras do TikTok, seguindo a atualização no início deste ano, e esclarecendo que não é permitido o uso de contas múltiplas para burlar intencionalmente as regras ou suas aplicações.
  • Explicar as considerações levadas em conta quando são aplicadas as regras baseadas no interesse público, e a abordagem de conteúdo que critica figuras públicas.
  • Incluir mais detalhes sobre como o TikTok utiliza rótulos informativos, avisos e telas opcionais.

Fonte: TikTok. Foto: Divulgação.