Colapso do Silicon Valley Bank é considerado o maior desde a crise financeira de 2008

Expectativa do mercado é que seja anunciado um comprador nos próximos dias

Colapso do Silicon Valley Bank é considerado o maior desde a crise financeira de 2008 Colapso do Silicon Valley Bank é considerado o maior desde a crise financeira de 2008

Conhecido como o “banco das startups”, o Silicon Valley Bank (SVB) é a maior instituição financeira dos Estados Unidos (EUA) a quebrar desde a crise financeira de 2008. Na sexta-feira, dia 10, reguladores do estado da Califórnia fecharam o SVB.

O banco teve uma semana tumultuada, com tentativa mal sucedida de levantar capital. Com a crise, também, ocorreu o êxodo de recursos de startups que ajudaram na ascensão do SVB.

Para proteger os clientes, a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC),  agência garantidora dos depósitos bancários, assumiu o controle da empresa controlada pela SVB Financial Group. Porém, a agência não revelou um comprador para os ativos do credor, como geralmente acontece quando há uma liquidação ordenada de um banco.

Colapso – Na última quarta-feira, dia 8, a empresa comunicou a perda de US$ 2 bilhões ao tentar levantar capital para lidar com a fuga de depósitos. A queda do banco se atenuou quando o Founders Fund, de Peter Thiel, e outras empresas de capital de risco de alto aconselharam suas empresas de seu portfólio a sacar dinheiro do banco. 

Segundo o FDIC, os depositantes segurados do SVB teriam acesso a seus fundos até segunda-feira, dia 13, de manhã.

Fonte: Valor Econômico. Foto: Bloomberg.