Seguindo a tendência mundial, o mercado brasileiro de podcast está em franca expansão. O país já ocupa o 5º lugar no ranking mundial e, segundo dados do Ibope, mais de 34 milhões dos brasileiros são ouvintes de podcasts. O número representa 8% da população do país.
Entretanto, não há uma estatística quanto ao número de empresas que atuam no mercado de podcast no Brasil. De acordo com o Sebrae, é possível afirmar que o setor é “dominado por pequenas produtoras de áudio e música, que têm sido impulsionadas com a consolidação dessa tendência, que cresceu ainda mais no período da pandemia de covid-19”.
O período de pandemia fez com que o setor de economia criativa, assim como outros, precisou se adaptar e reinventar com novos formatos e modelos de negócios, como o mercado de podcasts. Outro fator que determinante para o crescimento do mercado está ligado à nova rotina dos brasileiros, que passaram a ficar mais tempo em casa e a consumir mais programas de áudio.
Entre os tipos de podcast mais ouvidos pelos brasileiros estão os programas para conhecer e aprender novas estratégias de crescimento para negócios, estratégias de marketing, se inspirar com experiências de outros empresários e empreendedorismo.
Fonte: Agência Sebrae. Foto: Divulgação.





