Tradicionalmente, Bill Gates divulga em seu blog cinco indicações de leitura que entende como essenciais para as festas de fim de ano. Neste ano, entretanto, o fundador da Microsoft selecionou obras literárias que considera as melhores já lidas por ele ao invés da lista de últimos títulos consumidos.
Segundo Gates, a nova lista traz títulos que ele recomenda para família e amigos independente da época do ano, como biografias e ficção científica. Veja os livros recomendados:
“Um Estranho Numa Terra Estranha”, de Robert A. Heinlein
Livro mais famoso de Heinlein, “Um Estranho Numa Terra Estranha” trata-se de uma ficção científica que conta a história de Michael Valentine, um humano criado em Marte que retorna para a Terra como objeto de estudos de cientistas.
Na Terra, Valentine nota que tem habilidades diferentes dos habitantes do Planeta e desenvolve um grande interesse nas religiões – e na forma como as instituições parecem poderosas para seus seguidores. Fascinado com o conceito, Valentine decide criar sua própria seita: a Igreja de Todos os Mundos.
“Surrender: 40 músicas, uma história”, de Bono Vox
Publicada neste ano, a biografia do vocalista do U2, Bono Vox, entrou para a lista de Gates por permitir descobertas que mesmo ele, fã da banda e amigo pessoal de Bono, não conhecia. No livro, o cantor conta histórias sobre a carreira, a trajetória da banda para o estrelato, com detalhes inéditos e afirma, com bom humor, que a obra ainda está inacabada – a aposentadoria ainda não está nos planos do cantor.
“Team of Rivals”, de Doris Kearns Goodwin
Escrito pela vencedora do Prêmio Pulitzer de 1995, Doris Kearns Goodwin, o livro traz um recorte da história dos Estados Unidos: documentando como a política de Abraham Lincoln o levou a ser presidente. A obra traz diversos pontos de vista sobre a vida pública do presidente, suas ideias e relações emocionais com a América e seus compatriotas.
“O Jogo Interior do Tênis”, de W. Timothy Gallwey
Escrito por um dos fundadores do conceito de coaching e publicado em 1974, o livro propõe ao leitor focar em dois pontos essenciais em um jogo de tênis (e na vida, como fala o autor): o jogo exterior, na quadra, e o jogo interior, na mente.
A obra traz aspectos psicológicos de liderança, controle de emoções e autoconfiança e como são trabalhados no esporte.
“O Sonho de Mendeleiev”, de Paul Strathern
Publicado em 2001, o título mistura história e química para contar a trajetória do cientista russo Dmitri Mendeleiev em busca da organização perfeita de elementos. Do estudo, nasceu a obra prima do químico: a Tabela Periódica.
O livro ainda passa por biografias de outros notáveis da ciência, como Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Galileu Galilei e Johann Becher na hora de explicar a relação da química com as descobertas, experimentos e consolidação de conceitos ao longo do tempo.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.