O uso da tecnologia é um dos destaques que envolvem a Copa do Mundo no Catar, iniciada no dia 20. Entre as soluções inovadoras apresentadas na competição está a tecnologia empregada na bola oficial, a Al Rihla.
De acordo com a Adidas, fabricante da bola, um sensor dentro do objeto é utilizado para aprimorar o VAR. A solução ball connected coleta informações e dados que são transmitidos ao sistema do VAR em tempo real. O objetivo é possibilitar aos árbitros tomadas de decisões mais precisas e rápidas.
No interior da Al Rihla, há um sistema de suspensão que protege e estabiliza o sensor de movimento de unidade de medição inercial (IMU, na sigla em inglês) de 500 Hz. O sensor, que é recarregável por indução, é capaz de rastrear cada toque a uma taxa de 500 vezes por segundo. A novidade foi desenvolvida em colaboração com a Fifa e a empresa de IoT KINEXON.
Segundo a Adidas, o sensor é imperceptível para os jogadores e não afeta seu desempenho. A empresa de artigos esportivos ainda informou que a Al Rihla com a tecnologia ball connected não está à venda.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação/ Adidas.





