Pesquisa “New Payments Index”, realizada pela Mastercard em parceria com a Harris Poll, aponta que quase metade dos brasileiros utilizaram criptomoedas para operações financeiras no ano passado. Tais operações incluem investimentos e pagamentos por produtos e serviços.
O estudo entrevistou 697 pessoas de diferentes regiões do Brasil entre março e abril deste ano sobre o uso de métodos de pagamentos, nos quais foram incluídas tecnologias como QR code, biometria e pagamentos instantâneos. Cerca de 86% dos participantes afirmaram ter utilizado ao menos um método de pagamento digital no último ano.
Embora ainda sejam pouco compreendidas pelos brasileiros, as criptomoedas foram utilizadas por 49% dos entrevistados em 2021. A pesquisa mostrou ainda que 80% das pessoas revelaram que gostariam que a sua instituição financeira atual lançasse serviços e produtos ligados às moedas digitais.
Ranking – O meio mais utilizado pelos entrevistados foi o de cartão de débito ou crédito por aproximação, representando 56% dos participantes do levantamento. Em segundo lugar ficou o QR code, com 46% de adesão, seguido pelos métodos de pagamento instantâneos, que inclui o pix, com 42%.
Ao todo, a pesquisa levantou dados de 35 mil pessoas de 40 países. Os resultados apontam que o Brasil é o mercado que mais confia nos novos métodos de pagamento. Logo atrás aparecem Colômbia, México e Peru.
Fonte: Forbes. Foto: Divulgação.
PODCAST
Qual é o cenário atual do Venture Capital brasileiro?





