Brasília será a primeira capital brasileira a contar com a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel. O sinal será liberado na capital federal na quarta-feira, dia 6.
De acordo com o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Porém, a data da ativação do sinal 5G nestes locais não foi revelada.
Moreira também é presidente do grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz – nas quais transitará o sinal da telefonia 5G. Hoje, a faixa está ocupada, ainda, por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C e estão atrasadas com a migração para outra frequência, chamada de Banda Ku.
Inicialmente, o edital do leilão do 5G determinava que a liberação para todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. Entretanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma.
O prazo passou para o dia 29 de setembro deste ano.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.
PODCAST
Minha Jornada: Piero Contezini e o case da Asaas





