O Banco Central (BC) iniciará os testes da versão digital do Real no ano que vem. Segundo o economista da autarquia, Fábio Araújo, o cronograma inicial previa os primeiros pilotos ainda em 2022, mas a greve dos funcionários do BC atrasou a programação.
Com o cronograma adaptado, os testes devem acontecer até 2024. Já o lançamento do Real Digital está previsto para a segunda metade do mesmo ano.
De acordo com o BC, o Real Digital funcionará como uma extensão da moeda física. Diferentemente das criptomoedas, o Real Digital será garantido pela autarquia e trará a possibilidade do uso de novas tecnologias, como contratos inteligentes (smart contracts), pagamento em outros países, e utilização em internet das coisas (IoT).
Interessados em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central – como um banco ou uma instituição de pagamento. A versão inicial da moeda digital poderá ser convertida para qualquer outra forma de pagamento hoje disponível – como depósito bancário convencional ou em real físico.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.
PODCAST
Saiba como o G4 Educação começou





