Boeing e Airbus pedem adiamento da implantação de 5G nos EUA

Tecnologia pode prejudicar a segurança da aviação, segundo as empresas

Boeing e Airbus pedem adiamento da implantação de 5G nos EUA Boeing e Airbus pedem adiamento da implantação de 5G nos EUA

Para o presidente-executivo da Boeing, Dave Calhoun, e o Jeffrey Knittel, da Airbus Americas, o governo norte-americano deve atrasar a implantação de novos serviços 5G no país. A justificativa é que a tecnologia pode prejudicar a segurança a aviação.

Os executivos, em uma carta conjunta, solicitaram ao secretário de transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg, que apoie o adiamento da implantação da banda C das redes 5G das operadoras AT&T e Verizon. A implantação está prevista para 5 de janeiro de 2022.

Tanto as companhias aéreas quanto a agência de aviação dos EUA (FAA) levantaram questões sobre a potencial interferência do 5G com componentes eletrônicos sensíveis de aeronaves, como altímetros. A Boeing e Airbus afirmaram que fizeram uma contraproposta que limita as transmissões de celulares em aeroportos e outras áreas críticas.

Por outro lado, o grupo da indústria de telefonia móvel CTIA disse que o 5G é seguro e acusou as empresas de aviação de fomentarem medo e de distorcerem fatos.

Fonte: Reuters. Foto: Z z/Pexels.

 

PODCAST

Como validar meu produto?