Pix completa um ano e disponibiliza recurso de devolução

O sistema de pagamento instantâneo é o segundo meio mais utilizado no Brasil

Pix completa um ano e disponibiliza recurso de devolução Pix completa um ano e disponibiliza recurso de devolução

Há um ano o Pix entrava em operação no Brasil e revolucionava o mercado financeiro. Marcando a data, o Banco Central (Bacen) disponibilizou nesta terça-feira, dia 16, uma nova funcionalidade no sistema de pagamento instantâneo: o mecanismo especial de devolução. 

O novo recurso agiliza o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou falha operacional das instituições financeiras. Até esta terça-feira, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. De acordo com a autarquia, esse fato dificultava o processo e o novo mecanismo chega para padronizar regras e procedimentos. 

Estatísticas – Dados apurados pelo Bacen mostram que 348,1 milhões de chaves foram cadastradas por 112,65 milhões de usuários até o final de outubro deste ano. Deste total, 105,24 milhões são pessoas físicas e 7,41 milhões são pessoas jurídicas. 

Somente no mês passado, o Pix movimentou R$ 502 bilhões em transações. Segundo o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, o uso do Pix fica atrás apenas de convênio de  arrecadação e cartões de débito e crédito.

Novidades – No final deste mês, o Bacen também vai lançar as funcionalidades de Pix Saque e Pix Troco.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images.

 

PODCAST

Um ano do PIX