O primeiro trimestre deste ano registrou o maior número de abertura de empresas desde 2015. Segundo levantamento elaborado pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, foram criados 2,1 milhões de pequenos negócios somente nos primeiros seis meses de 2021.
O número é 35% superior ao registrado no mesmo período do ano passado e quase o dobro das empresas criadas em 2015. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o crescimento confirma que o empreendedorismo tem sido visto como uma alternativa de renda, tanto para brasileiros que perderam os empregos quanto para quem, apesar das situações adversas, resolveu tirar do papel o sonho de empreender.
Melles ressaltou também que houve crescimento tanto no número de microempreendedores individuais (MEI) quanto no número de micro e pequenas empresas. De acordo com o estudo, o maior incremento foi entre as microempresas. Apesar delas não serem a maioria, o número passou de 267,1 mil para 390,4 mil, um incremento de 46%.
Entre os microempreendedores individuais, que correspondem a 68% dos 18,4 milhões de pequenos negócios brasileiros, o aumento foi de aproximadamente 34%, passando de 1,2 milhão para 1,6 milhão de negócios formalizados no período referido. Entre as empresas de pequeno porte houve um aumento de cerca de 46%. No primeiro semestre de 2020 haviam sido abertas 267 mil e no primeiro semestre deste ano foram 390 mil.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias. Foto: Divulgação.
PODCAST
A (r)evolução do RH





