O Mercado Livre revelou que adquiriu 100% da plataforma de entrega de encomendas Kangu. Com a compra, a companhia intensifica a aposta em logística própria como seu diferencial na América Latina. A transação não teve o valor revelado.
A negociação leva para dentro do Mercado Livre a estrutura de cerca de 5 mil pontos da plataforma de entregas espalhados por 700 cidades no Brasil, além de México e Colômbia. O objetivo do Mercado Livre é fechar algumas lacunas que ficaram mais evidentes com a explosão do e-commerce, como a entrega de encomendas em pontos alternativos, que também podem ser usados para coleta para atender um número crescente de vendedores locais.
O acordo prevê que a Kangu seguirá comandada pelos cofundadores e atuais copresidentes, Marcelo Guarnieri e Ricardo Araújo. A empresa também vai continuar atendendo outros parceiros além do Mercado Livre.
A aquisição acontece após o Mercado Livre ter anunciado neste mês dois novos centros de distribuição no Brasil, um na Grande São Paulo, outro em Belo Horizonte (MG). Na iniciativa, a companhia aplicou parte do investimento previsto para 2021, de R$ 10 bilhões, para ampliar seu alcance geográfico e reduzir os prazos de entregas.
Kangu – Criada há três anos, a empresa usa pequenas lojas de bairro como pontos de coleta e entrega de encomendas, ampliando sua rede logística sem a necessidade de depender de terceiros, como os Correios.
No ano passado, a Kangu firmou parceria com o Mercado Livre, cuja demanda do e-commerce cresceu fortemente desde 2020, diante do isolamento imposto pela pandemia.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.
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