Mercado de plataformas de streaming valerá US$ 1 trilhão em 2027, aponta estudo

O modelo de distribuição de conteúdos OTT permite identidade visual própria, maiores possibilidades de monetização

Mercado de plataformas de streaming valerá US$ 1 trilhão em 2027, aponta estudo Mercado de plataformas de streaming valerá US$ 1 trilhão em 2027, aponta estudo

A chegada do HBO Max ao Brasil trouxe mais uma opção para a grande lista de serviços de streaming disponíveis em território brasileiro. Aquecido, o mercado das plataformas de distribuição de vídeos e conteúdos na internet, ou Over The Top (OTT)  atingirá o valor de US$ 1 trilhão até 2027, com crescimento anual de 29,4% – segundo estudo da Allied Market Research.

Diferentemente do que alguns acreditam, esta tendência não é algo acessível somente para as gigantes do entretenimento. Cada vez mais empreendedores digitais e empresas estão aderindo a esse modelo de negócio, usando sua própria plataforma de streaming para distribuir e monetizar conteúdos digitais com mais liberdade.

Com a OTT, qualquer pessoa ou empresa pode ter sua própria plataforma de streaming para distribuir conteúdos sem depender de terceiros.

Um dos principais fatores para explicar o crescimento desse mercado foram os avanços tecnológicos, e mais especificamente, o conceito de White Label: comprar um produto ou serviço de uma marca e revender como seu. No mercado de tecnologia, isso significa adquirir um software diretamente do desenvolvedor e se preocupar somente com o conteúdo disponibilizado por lá.

“Com a maior facilidade no acesso à tecnologia, houve uma redução nos custos para se ter uma plataforma adaptada à própria identidade visual. Isso abriu portas para muitos empreendedores digitais e empresas”, explica Daniel Arcoverde,cofundador da Netshow.me, referência do mercado brasileiro de OTTs – o oitavo maior do mundo segundo a consultoria Frost & Sullivan.

A Netflix é a OTT mais famosa do mercado e possui o maior volume de assinantes ativos no mundo. Entretanto, o formato dos conteúdos distribuídos em uma OTT pode ir além dos vídeos gravados. É possível contemplar transmissões ao vivo, podcasts, textos, imagens e muito mais. “Isso possibilita que uma diversidade enorme de nichos criem a própria OTT com os formatos de conteúdo que se adequem melhor à audiência e ao momento de consumo, enriquecendo a experiência do usuário. Na Netshow.me, temos um portfólio de clientes de OTTs que varia entre esportes, investimentos, empreendedorismo, odontologia e até dança”, conta Arcoverde.

Além disso, ter a própria plataforma de streaming permite ao produtor de conteúdo maiores possibilidades de monetização do que plataformas sociais, como o YouTube, por exemplo. Essa autonomia é possível pelo fato da plataforma não depender de algoritmos e regras estabelecidas por terceiros, tornando o negócio mais rentável. Com a OTT, é possível vender planos de assinatura e até vendas pontuais por Pay-Per-View.

Justamente por essas vantagens, este modelo se torna cada vez mais utilizado por empresas e produtores de conteúdo que buscam vender cursos e criar uma esteira de produtos digitais para ganhar dinheiro online. “Como a plataforma é adaptada à identidade visual da marca, isso fortalece a autoridade do empreendedor digital e facilita a construção de um negócio escalável e rentável”, diz Arcoverde.

A democratização dessa ferramenta para empresas e produtores de conteúdo também fez com que muitas organizações buscassem replicar o formato para a comunicação corporativa. “As plataformas OTT se mostraram uma solução inovadora e com ótimos benefícios para engajar colaboradores e maximizar os resultados de ações de comunicação corporativa e eventos”, explica Arcoverde.

Netshow.me – Referência em soluções de gerenciamento, distribuição e monetização de vídeos e conteúdos digitais, a empresa foi criada em 2013. A Netshow.me começou oferecendo uma plataforma de shows online e expandiu seu portfólio de soluções ajudando empresas a executarem seus projetos de transmissão ao vivo – seja com software profissional, produção de vídeo ao vivo e link de internet dedicado. 

Com a aquisição da SignUp em 2018, entrou no mercado OTT, oferecendo plataformas de vídeos e conteúdos digitais personalizadas para empresas, empreendedores digitais e eventos online. 

Foto: Divulgação.

 

Podcast

1 ano do Startup Life e história do Silva Lopes