Nesta segunda-feira, dia 12, o presidente do Banco Central (Bacen), Roberto Campos Neto, disse que não há um ambiente de competição entre bancos e fintechs. Para ele, o que existe é uma convergência de mídias sociais e sistema financeiro. O comentário foi feito durante sua participação em uma reunião, transmitida virtualmente, de presidentes de bancos centrais da América Latina.
No encontro, Campos Neto ressaltou as inovações da autarquia brasileira com o Pix e a liberação recente de pagamentos pelo WhatsApp. O presidente do Bacen contou, ainda, que esperava que o movimento de inovação demoraria cinco anos, mas acelerou muito. A pandemia de covid-19 foi apontada por ele como um “acelerador de tendências”.
Campos Neto também destacou que a tecnologia é um importante instrumento de democratização financeira, pois leva serviços bancários a zonas remotas. O presidente do Bacen reafirmou, ainda, que o projeto de moeda digital está avançando no Brasil e prometeu notícias em breve sobre o tema. “É importante que os bancos centrais tenham interação maior sobre moeda digital e que moedas digitais de diversos países tenham características comuns”, comentou.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Rapahel Ribeiro/ BCB.
PODCAST
Criando uma cultura customer centric





