Recentemente, a Intel apresentou uma mochila equipada para ajudar pessoas com deficiência visual a se locomoverem nas ruas. A solução possui comando de voz e utiliza recursos de inteligência artificial, sendo capaz de identificar e avisar sobre obstáculos físicos durante o trajeto.
O projeto é de Jagadish K. Mahendran, engenheiro de visão computacional do Instituto de Inteligência Artificial da Universidade da Geórgia. No ano passado, o dispositivo recebeu o grande prêmio na competição OpenCV Spatial AI 2020, que foi patrocinada pela Intel.
A mochila possui um device, como um laptop alojado, e é vestida como um colete, onde há uma câmera Luxonis OAK-D. Com as imagens geradas pela câmera, o device é capaz de executar redes neurais avançadas ao mesmo tempo em que fornece funções de visão computacional acelerada e um mapa de profundidade em tempo real. Então, o sistema transmite ao usuário informações sobre obstáculos nas ruas, por meio de voz.
Com fone de ouvido habilitado para Bluetooh, o usuário consegue interagir com o sistema por meio de consultas e comandos de voz. O sistema, por sua vez, também responde com informações verbais.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.
PODCAST
Tendências para o ecossistema de tecnologia e inovação





