A Apple e a Kia, braço da Hyundai, estão muito próximas de firmar um acordo para a fabricação de um carro autônomo na Geórgia, nos Estados Unidos. O modelo deverá ser lançado em 2024, segundo informações apuradas pelo canal de televisão CNBC.
Batizado, informalmente, pela imprensa de Apple Car, o veículo elétrico autônomo não seria desenhado para ter um motorista. Portanto, não está claro se a parceria visa construir primeiro vans ou caminhões para o setor de logística da Apple ou montar um carro para o consumidor final.
A possibilidade de desenvolver um veículo próprio nunca foi confirmada pela Apple, que é conhecida por manter seus projetos em sigilo até o último instante. Porém, desde o surgimento do Projeto Titan – codinome interno na empresa para o desenvolvimento de um automóvel que andasse sem motorista -, em 2014, diversos executivos de montadoras como BMW, Audi e Volkswagen foram contratados pela companhia.
Já a montadora sul-coreana tem investido em formas de mobilidade, como carros voadores de pouso vertical (eVTOL) para a Uber, um projeto próprio de veículos autônomos e carros elétricos.
De acordo com a CNBC, a Apple também poderia estar negociando com montadoras. A empresa comandada por Tim Cook exige, ainda, que a montagem ocorra na América do Norte para que tenha total controle sobre o sistema operacional e sobre as peças do veículo.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.
PODCAST
Nova economia: você está preparado?





