O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central (Bacen), João Manoel Pinho de Mello, revelou que até o final do ano será possível fazer transferências via Pix usando a conta salário. A novidade foi revelada durante a abertura da 12ª reunião plenária do Fórum Pix, que aconteceu na quinta-feira, dia 28.
Para o ano que vem, Pinho de Mello prevê a implantação da “integração dos aplicativos dos participantes com a lista de contatos nos smartphones”. De acordo com o diretor, o objetivo é “facilitar a identificação” entre os contatos “de quem possui chave Pix registrada”.
Outro recurso anunciado por Pinho de Mello é a “criação de mecanismo de devolução de recursos” pelas empresas Prestadoras de Serviços de Pagamentos (PSPs) para casos “de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes”. O diretor reforçou que esta inovação será agregada às regras Pix e proverá uma proteção adicional para os usuários.
Segundo Pinho de Mello, neste mês a quantidade de transferências por meio do Pix ultrapassou a quantidade de TEDs e DOCs somados. Atualmente, 40 instituições estão em processo de adesão ao sistema de pagamentos instantâneos.
Fonte: Valor. Foto: Divulgação.
PODCAST
Como fazer um pitch matador?