Os Correios implementaram uma nova tecnologia que proporciona mais segurança e agilidade à triagem e postagem de correspondências, como boletos e faturas. Chamada de Estampa 2D, a novidade traz um código QR Code estampado sob os envelopes, trazendo mais controle, rastreabilidade e qualidade operacional às entregas de cartas simples.
Segundo os Correios, o novo código também aprimora o processo de gestão e tratamento da carga postal, otimizando o tempo de triagem das cartas, pois reúne informações adicionais, como número de contrato e lote de produção. Com a novidade, a maior parte dos envelopes que possuem características adequadas de peso e tamanho são separados de forma automatizada por máquinas de triagem. Para os demais, o novo recurso agiliza também a conferência manual da carga.
A novidade permite, ainda, aos Correios verificar o status de postagem e faturamento de cada carta, a qualquer tempo e etapa do fluxo postal. Com o recurso, a empresa consegue identificar cartas em situação irregular.
O atendimento nas agências também será agilizado pela tecnologia. Com a plataforma de pré-postagem, os clientes de contrato poderão imprimir a Estampa 2D de cada objeto antecipadamente. Após fixá-lo no envelope, basta ir a uma agência os, apresentar o cartão de postagem e o número do lote da pré-postagem, e concluir o atendimento.
Segundo os Correios, o uso da Estampa 2D para postagens à vista nas agências será disponibilizado em março deste ano aos clientes. A expectativa da empresa é incluir a tecnologia em outros serviços de comunicação física, como Impresso e Mala Direta.
Foto: Divulgação/ Correios.
PODCAST
Você sabe como aplicar o NPS?